Vamos falar sobre como fazer relatórios financeiros de escolas?

Saiba como facilitar o momento de fazer o relatório financeiro da sua escola.

Vamos falar sobre como fazer relatórios financeiros de escolas?

Interview multiple candidates

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit proin mi pellentesque  lorem turpis feugiat non sed sed sed aliquam lectus sodales gravida turpis maassa odio faucibus accumsan turpis nulla tellus purus ut   cursus lorem  in pellentesque risus turpis eget quam eu nunc sed diam.

Search for the right experience

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit proin mi pellentesque  lorem turpis feugiat non sed sed sed aliquam lectus sodales gravida turpis maassa odio.

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
  2. Porttitor nibh est vulputate vitae sem vitae.
  3. Netus vestibulum dignissim scelerisque vitae.
  4. Amet tellus nisl risus lorem vulputate velit eget.

Ask for past work examples & results

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit consectetur in proin mattis enim posuere maecenas non magna mauris, feugiat montes, porttitor eget nulla id id.

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
  • Netus vestibulum dignissim scelerisque vitae.
  • Porttitor nibh est vulputate vitae sem vitae.
  • Amet tellus nisl risus lorem vulputate velit eget.
Vet candidates & ask for past references before hiring

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit ut suspendisse convallis enim tincidunt nunc condimentum facilisi accumsan tempor donec dolor malesuada vestibulum in sed sed morbi accumsan tristique turpis vivamus non velit euismod.

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit nunc gravida purus urna, ipsum eu morbi in enim”
Once you hire them, give them access for all tools & resources for success

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit ut suspendisse convallis enim tincidunt nunc condimentum facilisi accumsan tempor donec dolor malesuada vestibulum in sed sed morbi accumsan tristique turpis vivamus non velit euismod.

Para quem tem uma escola ou instituição de ensino, o gerenciamento das finanças pode ser um grande empecilho. Quando pensamos em uma gestão educacional de excelência, raramente nos deparamos com assuntos como administração financeira e estratégias de mercado. Isso porque o foco geralmente está na qualidade dos diferentes modelos de ensino e na captação de novos alunos.

Porém, assim como qualquer empreendimento, um centro educacional também precisa ter um bom planejamento financeiro – e uma boa maneira para fazer isso é através de relatórios financeiros precisos que possam contemplar as saídas e entradas de rendimento para que você possa oferecer uma docência de qualidade em todos os âmbitos.

Nesse sentido, separamos algumas dicas para ajudar você a elaborar relatórios financeiros e ter mais controle sobre a gestão da sua escola. Confira:

1. Priorize os gastos

O primeiro passo para ter mais controle sobre os gastos da sua instituição de ensino é colocar na "ponta do lápis" todos os gastos prioritários, desde os mais simples e estruturais, como energia, luz e internet, até os de funcionamento interno, como salários de professores e demais funcionários.

Além disso, esse também é o momento de planejar financeiramente as mudanças mais importantes. Novos equipamentos para as salas de aula, mais livros para a biblioteca, reformas no pátio, contratação de novos funcionários: todas essas necessidades precisam ser colocadas em ordem de prioridade.

2. Seja realista 

Vamos ser sinceros: na hora de elaborar um relatório financeiro, é natural do ser humano ter uma tendência para "maquiar" as contas, despesas e receitas. Esse é um vício bastante comum, mas que precisa ser evitado para ter mais qualidade no controle das finanças da sua IE. 

Tente enriquecer seu relatório com o maior número de detalhes possível. Se, por exemplo, você teve uma emergência ao longo do mês com algum reparo, é importante considerar esse tipo de gasto no caixa para que no futuro não seja necessário se preocupar com essa situação.

3. Planeje-se para cenários de dificuldade

Como dito anteriormente, imprevistos acontecem e são mais comuns do que imaginamos. Além disso, se você deseja que sua escola ou instituição de ensino cresça, é preciso ter uma reserva de dinheiro para que ela possa prosperar. 

Lidar com essas eventualidades sem desespero é uma dádiva que só pessoas que economizam sabem como é. Comece a criar essa mentalidade mais estruturada e planeje bem seu orçamento para os possíveis incidentes. 

4. Corte gastos desnecessários

É impossível prever exatamente qual será o retorno futuro exato dos investimentos que são feitos numa instituição de ensino. Mas, para não passar nenhum sufoco e ter o caixa da sua escola mais controlado, é interessante prever uma média e evitar gastos sem necessidade. 

Na hora de planejar seu relatório financeiro mensal, fique atento para os investimentos que não valem a pena. Na maioria das vezes são apenas supérfluos que não compensam o preço que têm e que não vão angariar muitos resultados para a melhoria da educação da instituição de ensino. 

5. Conte com uma plataforma eficiente de emissão de mensalidades

Talvez a parte mais complicada para você como gestor financeiro de uma escola seja a emissão e controle de mensalidades, e a consequente inadimplência que dificulta o controle mensal do que entra e do que sai no caixa. 

Com um sistema automatizado de mensalidades efetivo é possível não apenas cobrar as mensalidades de maneira mais automática, mas ter mais controle dos clientes que estão inadimplentes, das parcelas atrasadas e das mensalidades que estão por vir.

É para isso que nós estamos aqui: para te ajudar com a parte mais chata e burocrática do processo de emissão de mensalidades. Com o uso de uma plataforma como a Base de Clientes, é possível descomplicar essa realidade e deixar tudo muito menos difícil do que parece – especialmente na elaboração dos relatórios financeiros. 

Crie sua conta grátis agora.